Delicatta Gourmet é um sonho que se torna realidade.
Vou transmitir para vocês todo o amor que sinto ao entrar na cozinha e passar minhas receitas favoritas e dicas sobre culinária.
Coloquem amor em tudo que fazem... Fica muito mais gostoso!!!!!
Aproveitem!!!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Marinheiros de primeira viagem...

Dicas fundamentais para cozinheiros de primeira viagem


Oi gente... Hoje estava lendo um artigo sobre como se sair bem na cozinha aproveitando o melhor dos ingredientes, utensílios e receitas...

Achei super interessante e vou passar pra vocês algumas dessas dicas.

Saber cozinhar é uma habilidade muito importante. E, certamente, você vai acabar descobrindo que não é tão difícil e complicado quanto parece.

Alguns ingredientes básicos, um pouco de criatividade e vontade de aprender são suficientes para preparar um prato delicioso. Em pouco tempo, você vai notar que o fogão não é um objeto intimidador e que passar um tempo na cozinha pode se tornar um passatempo muito saboroso.

Antes de mais nada, invista em bons utensílios!


A qualidade é fundamental na hora de escolher seus instrumentos de trabalho na cozinha. Prefira peças de qualidade, mesmo que tenham um custo um pouco maior. Boas formas, raladores, talheres, panelas e demais itens de cozinha são mais fáceis de lavar e ganham em durabilidade se comparados com produtos de qualidade inferior.

Ainda embora muitas pessoas pensem que uma faca afiada pode representar riscos na cozinha, é preferível investir em uma boa lâmina a usar uma faca cega. A mesma lógica serve para raladores, tesouras e outros objetos cortantes. Isso porque um utensílio sem corte não vai funcionar da maneira que você deseja, exigindo mais força, podendo fazer com que a mão escorregue e então causando um acidente. É indicado usar uma faca principal, de tamanho grande, uma faca especial caso você precise desossar peças de carne, e outra, pequena, para descascar e picar os alimentos.

Alguns outros itens ainda fazem parte da lista de utensílios indispensáveis: uma espátula de silicone, uma colher de pau, uma assadeira, uma panela de inox para cozimentos, uma frigideira para frituras e grelhados e uma tábua de cortar, que pode ser de plástico, vidro ou madeira.

Quanto ao uso desses itens, em especial das panelas e tábuas, é sempre importante utilizar cada utensílio para uma técnica na cozinha. No caso das tábuas, sempre que possível, eleja uma apenas para os vegetais e outra para as carnes. Assim você aumenta a durabilidade do produto e, de quebra, não corre o risco de haver contaminação cruzada entre os alimentos.

Antes de sair em busca de utensílios e equipamentos para a cozinha, é muito importante verificar o que já se tem em casa. Nem sempre é preciso comprar batedeiras, mixers, processadores ou maçaricos sem saber se realmente esses itens serão utilizados com frequência. Muitas vezes, um bom forno e um fogão são suficientes para alcançar ótimos resultados na cozinha.



O que não pode faltar na cozinha...


As cozinheiras costumam manter um estoque permanente de alguns ingredientes. Em caso de receber visitas de surpresa ou sempre que bater aquela fominha, esse kit básico de produtos pode salvar sua refeição. Açúcar, manteiga, ovos, farinha de trigo, macarrão, chocolate, leite e creme de leite são alguns dos ingredientes que estão sempre na despensa das culinaristas de plantão. Mas essa lista pode variar bastante de acordo com as suas preferências.

Vale lembrar que os temperos também são parte fundamental da cozinha. São eles que dão aquele toque todo especial a um prato convencional. Então, na cozinha brasileira não pode faltar alho, cebola, cheiro-verde, sal e um tipo de pimenta, que pode ser pimenta-do-reino ou pimenta-vermelha. Vale lembrar que é sempre preferível apostar nos ingredientes naturais. Os temperos prontos acabam sobrecarregando o organismo de sal e outros condimentos industrializados.

Existem alguns ingredientes coringas, caso você receba uma visita inesperada. Se você tiver arroz (arbóreo ou cateto), vinho (tinto ou branco), fundo de legumes congelado, algum vegetal (que pode ser tomate ou abobrinha) e um pedaço de queijo parmesão faltará pouco para que tudo isso se transforme em um delicioso risoto de legumes.

Escolha ingredientes frescos e de qualidade...


Se você deseja alcançar um excelente resultado final, comece selecionando uma matéria-prima de qualidade. Uma decisão acertada fará toda a diferença no preparo do seu prato. Por esse motivo, escolha carnes, frutas e vegetais fresquinhos. Sempre que possível, dê preferência para os produtos da estação, que são mais fáceis de encontrar e, em geral, têm um custo reduzido. Outra ótima alternativa é optar por alimentos orgânicos, que têm procedência garantida, não são cultivados com fertilizantes, agrotóxicos e outras substâncias que coloquem em risco à saúde, além de serem produzidos para aproveitar os recursos naturais de maneira consciente.

Aproveite melhor os alimentos...


Na cozinha, todos os elementos podem ser bem aproveitados nos seus pratos. Por isso, evite desperdícios jogando fora partes dos alimentos que você julga descartáveis. Ossos, cascas de legumes, restos de carne e carcaças de frutos do mar são ótimos para fazer molhos para incrementar risotos, cozidos ou sopas.

Uma sobra de sopa ou molho não precisa ser descartada. A melhor saída é congelar a preparação, identificando as embalagens com uma etiqueta para controle e se certificando do prazo de validade dos alimentos congelados.

Acerte com simplicidade...


Nas suas primeiras tentativas, evite apostar em pratos como “Lagosta recheada à francesa” ou os famosos “Macarrons”, que são dois exemplos de receitas difíceis de preparar. A chance de que alguma etapa dê errado sempre vai existir, então prefira começar com pratos simples, fáceis e, principalmente, rápidos para que você não se canse nem perca o interesse.

Omeletes, farofas e arroz são boas opções para as primeiras aventuras. Assim você não corre o risco de se sentir desmotivado logo no começo. Quando a confiança aumentar e você perceber que está preparado para arriscar mais, comece a selecionar receitas mais elaboradas e vá treinando gradativamente.

Se a ocasião pede que você escolha um prato para receber convidados em casa, a simplicidade entra em jogo mais uma vez. Prefira preparar um prato que você já execute com segurança, que saiba os passos quase de cor e tenha uma estimativa do tempo de preparação. Se outras pessoas já tiverem aprovado a sua especialidade, melhor ainda. Evite fazer experimentos com os seus convidados para que não aconteça imprevistos.

Convoque a curiosidade...


Na cozinha, a curiosidade pode ser sua grande aliada. Esqueça o medo de experimentar coisas novas e arrisque-se diante de seus intentos culinários. Procure receitas, investigue as expressões estranhas, descubra novos ingredientes e saiba que tudo isso vai contribuir muito com as suas habilidades gastronômicas.

Fique de olho nas receitas...


Para um cozinheiro de primeira viagem, ler e interpretar uma receita pode ser um passo complicado. Por isso, sempre que sentir necessidade, consulte imagens e vídeos com o passo a passo do modo de preparo do prato escolhido. Fique atento às etapas de uma receita, assim você evita cometer erros quando for executá-la. Seja persistente e, se algo falhar, tente identificar o que aconteceu para corrigir em uma próxima tentativa. Dessa maneira você vai aperfeiçoando suas técnicas gradativamente.

As novas receitas são sempre um bom desafio para quem está começando. Ao encará-las, você começa a adquirir cada vez mais segurança e conhecimento na cozinha.

Não se acanhe em abrir um caderno de receitas, perguntar pra mãe, avó, amigas, e ao bom e novo Google!!! Você encontra cada coisa... E tira quase todas as dúvidas!!!!




Fonte: todaela




Nenhum comentário:

Postar um comentário