Vamos falar um pouco de compras???
Vocês já devem estar todos felizes achando que são compras de natal né???
Não é sobre essas compras que vamos falar não... São compras de vegetais...
Bate sempre aquela dúvida na hora de comprar tomate, alface, aipim...
Bom, hoje vamos falar um pouco sobre alguns legumes e verduras e algumas dicas de como comprá-los... E o melhor... Como armazená-los!!!
Vamos começar?
Tomates:
O tomate está disponível durante todo o ano e a melhor época do tomate é de julho a setembro.
Embora os tomates sejam frutos no sentido botânico, eles não têm a doçura de outras frutas. Em vez disso, tem uma doçura sutil, que é complementada por um sabor ligeiramente amargo e ácido.
O tomate é um maravilhoso popular e versátil alimento que vem em mais de mil variedades diferentes, que variam na forma, tamanho e cor.
Existem pequenos tomate cereja, tomate amarelo brilhante, tomate em forma de pêra, e o tomate verde, famoso por seu preparo frito na cozinha americana. Escolha tomates com a pele perfeita, com brilho, sem marcas ou pontos macios. O tomate precisa estar com uma cor rica e profunda. Esse é o sinal de um sabor intenso e uma maior oferta na promoção de saúde devido aos fitonutrientes do pigmento vermelho - licopeno.
Tomates para fazer molhos devem ser mais maduros, então prefira os que forem de um vermelho mais escuro. Só que é maduro e não quase estragado. Os tomates maduros cedem à pressão leve dos dedos e têm uma fragrância visivelmente doce. Então, na hora de comprar, pressione levemente o tomate para ver se ele está mole ou se está apenas macio, que é o que você precisa.
Tomates para saladas devem ser os vermelhos mais clarinhos. Pressione também, mas neste caso ele precisa estar mais firme e não macio.
O tomate é sensível ao frio, e isso dificulta o processo de maturação, assim convém armazená-los em temperatura ambiente e fora da exposição direta à luz solar. Nessas condições, o tomate permanecerá em bom estado até uma semana, dependendo de como foram comprados.
Para acelerar o processo de amadurecimento, coloque-os num saco de papel com uma banana ou com uma maçã. O gás etileno que estas frutas emitem acelerará o amadurecimento do tomate.
Se o tomate já estiver maduro, mas ainda não no pronto de comer, coloque-os na geladeira por um ou dois dias. Removê-los da geladeira 30 minutos antes de comer ajudará a recuperar o seu sabor e suculência.
Alface:
Começar uma refeição com uma salada de alface significa uma variedade de texturas e sabores e uma enorme quantidade de valor nutricional.
A alface é sinônimo de salada, já que a maioria delas são feitas predominantemente com crocantes folhas verdes de alface.
A alface pode ser classificada em várias categorias. Citando algumas delas:
• Romaine: tem um tom de verde profundo, com sabor e textura bem frescos.
• Crespa: com folhas verdes no exterior e esbranquiçadas no interior, esta variedade em textura e sabor frescos, leve e aguada. A variedade mais conhecida é a Iceberg.
• Butterhead: esse tipo de alface tem como característica folhas grandes que Forman uma cabeça frouxamente arranjada, facilmente separada do tronco. Possui um sabor doce e uma textura macia. As variedades mais conhecidas incluem Boston e Bibb.
• Folha: possui uma variedade de folhas que são verdes e/ou vermelhas. As alfaces de folhas oferecem um sabor delicado e uma textura levemente crocante. As variedades mais conhecidas de alface incluem folhas verdes e folhas vermelhas.
Independentemente do tipo, todas as alfaces devem mostrar folhas limpas, frescas, livres de manchas escuras ou viscosas. Além disso, as bordas das folhas não devem ter sinais de cor marrom ou amarela. As alfaces como Boston e Romaine devem ter cabeça e tronco compacto e terminações que não sejam muito castanhas.
Uma vez que diferentes tipos de alface têm qualidades diferentes, diferentes métodos devem ser usados na hora de armazená-la. A alface Romaine e suas folhas devem ser lavadas e secas antes de armazenadas na geladeira, retirando o seu excesso de umidade, enquanto que a alface de Boston não precisa ser lavada antes de guardar. Um recipiente próprio para lavagem e secagem da salada pode ser muito útil (salada com outros ingredientes também). Essas alfaces devem ser guardadas num saco plástico ou embrulhadas em num pano úmido e armazenadas na geladeira.
Para armazenar rúcula, agrião e outros tipos de saladas verdes que são vendidas com as suas raízes em anexo, envolva as raízes numa toalha de papel úmido e coloque as verduras inteiras num saco plástico.
A alface vai manter-se com qualidade por cinco a sete dias, e as suas folhas por 2-3 dias, enquanto os verdes frágeis como a rúcula e agrião, idealmente, deveriam ser preparados no dia da compra. Todos os tipos de alface devem ser guardados longe de frutos que produzem etileno, tais como maçãs, peras e bananas, pois fará com que as folhas de alface fiquem acastanhadas.
Alho:
O Alho é ideal para transformar qualquer refeição numa experiência aromática de saudável culinária.
Fresco, seco ou em pó, cada um destes tipos de alho está disponível nos mercados ao longo do ano. No entanto, novas variedades vindas Califórnia têm a sua temporada de Junho a Dezembro.
Para manter o sabor e benefícios nutricionais do alho na sua máxima qualidade, compre sempre o alho fresco. Apesar de o alho em flocos, pó ou em pasta poder ser mais conveniente, irá obter menos benefícios para a saúde através destas formas.
Ao comprar o alho, verifique que este é grande e tem a pele intacta. Delicadamente, aperte o bulbo do alho entre os dedos para confirmar se está firme e não mostra sinais de umidade.
Evite o alho que é macio, murcho e apresente um cheiro a mofo ou que tenha já começado a brotar. Estes podem ser sinais de decadência que fará com que o sabor e a textura do alho sejam de qualidade inferior.
O tamanho nem sempre é um indicador de qualidade. Se a sua receita pede uma grande quantidade de alho, lembre-se que é sempre mais fácil de descascar e picar alguns dentes maiores do que muitos menores. O alho fresco está disponível no mercado durante todo o ano.
Guarde alho fresco num qualquer recipiente coberto ou num local fresco e escuro, longe da exposição ao calor e à luz solar. Isso ajudará a manter a sua frescura máxima e ajuda a evitar a brotação, reduzindo o seu sabor e faz com que diminuam os resíduos em excesso.
Não é necessário refrigerar o alho. Algumas pessoas congelam o alho descascado, no entanto, esse processo reduz o seu perfil de sabor e muda a sua textura.
Todo alho se manterá fresco entre duas semanas a dois meses. Verifique o bulbo frequentemente e retire quaisquer dentes que pareçam ser secos ou com mofo. Depois de quebrar a cabeça de alho, a vida útil do alho fica reduzida há apenas alguns dias.
Cebolas:
A cebola é um bulbo comestível.
Embora seja um vegetal, no fundo, também atua como um tempero na medida em que pode ser aromática para carnes e diversos pratos de legumes, sem ser um ingrediente central.
A aparência característica da cebola é bem conhecida, mas existem muitas variações de cor, forma e tamanho. A cor varia do branco ao roxo, a forma de esférica para quase cônica. As cebolas devem ser firmes, embora não demasiado duras.
As cebolas são também disponíveis na forma processada, como secas, flocos e pó, ou líquidas.
Escolha cebolas que estão limpas, bem formadas, sem rachas e cujas camadas não se apresentam secas por fora. Evite aquelas que apresentam sinais de mofo. Além disso, as cebolas de qualidade inferior, muitas vezes têm pontos fracos, de umidade e manchas escuras, que podem ser indícios de deterioração.
As cebolas devem ser armazenadas em temperatura ambiente, longe da luz, e de uma forma em que elas estejam bem ventiladas. O período de armazenamento varia de acordo com o tipo de cebola. Aquelas que são mais pungentes no sabor, como a cebola amarela, mantêm-se conservadas mais tempo do que aquelas que têm um gosto mais doce, como a cebola branca, uma vez que os compostos que conferem o seu sabor acentuado ajudam a preservá-las.
Será melhor manter a cebola quando cozida num recipiente hermético, onde pode ser mantido por alguns dias, pois elas nunca devem ser colocadas em um recipiente de armazenamento de metal, pois isso pode causar-lhes descoloração. Embora as cebolas descascadas e cortadas possam ser congeladas, este processo fará com que elas percam um pouco de seu sabor.
Pimentões:
Apesar dos pimentões estarem disponíveis durante todo o ano, são mais abundantes e saborosos durante os meses de Agosto e Setembro.
Os pimentões têm forma de sino com três ou quatro lóbulos. Eles geralmente variam em tamanho de 5 a 12 cm de diâmetro, e 5 a 14 centímetros de comprimento. Dentro, a polpa grossa é uma cavidade interna com sementes comestíveis, amargas e um núcleo esponjoso branco.
O pimentão não é "picante". O pimentão contém um gene recessivo que elimina a capsaicina, o composto responsável pelo picante encontrado em outras pimentas.
Escolha pimentões que têm cores vivas, pele lisa, e que estão livres de pontos fracos, manchas e zonas escuras. As suas hastes devem ser verdes e frescas.
Os pimentões devem ser pesados e firmes o suficiente que cedam à pressão ligeira. Evite aqueles que apresentam sinais de lesões na pele.
Os Pimentões quando armazenados no compartimento dos legumes na geladeira conseguem manter-se até uma semana. Os pimentões podem ser congelados.
Aipim:
Macaxeira, mandioca e aipim, são alguns dos diversos nomes pelos quais é conhecida essa raiz que tem uma casca rugosa, facilmente destacável, e que, dependendo da variedade, pode atingir até 1 metro de comprimento.
A mandioca-mansa ou mandioca-doce ou aipim tem as raízes comestíveis, podendo ser consumido cozido ou assado. É também essa variedade a utilizada para o preparo de bolos e pudins.
Ao comprar mandioca, peça ao vendedor que parta o miolo: se ele tiver cor uniforme, a raiz estará boa; por outro lado, se apresentar estrias escuras, ela ficará lenhosa após a cocção. Outros indicadores de boa qualidade são a polpa úmida e a casca que se solta com facilidade. Normalmente o aipim já é vendido com a ponta cortada para que se possa verificar sua qualidade. O aipim deve apresentar uma coloração branca uniforme, sem manchas pretas (a variedade amarela é venenosa e não deve ser utilizada na culinária). Também é possível encontrar o aipim já descascado embalado a vácuo.
O aipim deve ser consumido logo após a compra. Mesmo se as raízes estiverem inteiras, não devem ser guardadas por mais do que dois dias. Estando partidas e desejando-se conservá-las por mais tempo, deve-se descascá-las e deixá-las na geladeira em uma vasilha coberta com água. No caso do aipim embalado a vácuo, deve-se observar a validade indicada na etiqueta. O aipim pode ser congelado, tanto ainda cru, quanto depois de cozido.
Durante o armazenamento a mandioca escurece rapidamente deixando a polpa com sintoma de listas escurecidas. A velocidade de escurecimento pode ser reduzida se as raízes forem mantidas em atmosfera com alta umidade relativa (>95%). A raiz é sensível ao resfriamento em temperaturas próximas a 0°C. A desidratação limita a vida útil da mandioca fresca em cerca de uma semana.
A melhor alternativa para o armazenamento doméstico da mandioca tem sido o congelamento de segmentos da raiz descascada. Alternativamente, seções descascadas da raiz da mandioca também podem ser conservadas por alguns dias imersos em água. O escurecimento também pode ser reduzido se as raízes tiverem suas extremidades mergulhadas em parafina líquida antes do armazenamento.
Batatas:
A pele da batata é geralmente castanha, vermelha ou amarela, e podem ser lisas ou ásperas, enquanto a polpa é amarela ou branca. Há também outras variedades disponíveis que possuem pele cinza-roxa e uma bela polpa violeta profundo.
Há cerca de cerca de 100 variedades de batatas comestíveis. Elas variam em tamanho, forma, cor, teor de amido e sabor.
Este tubérculo ainda é o alimento básico de milhões de pessoas, é uma iguaria em muitas partes do globo que geraram dezenas de pratos.
As batatas têm um sabor de amido, servem como um bom complemento para muitas refeições. A sua textura varia ligeiramente, dependendo da sua preparação, mas pode ser geralmente descrita como rica e cremosa.
É melhor comprá-las individualmente a partir de uma exposição em massa do que comprar aqueles sacos fechados. Isso não só vai permitir que melhor fiscalize as batatas por sinais de deterioração ou danos, mas muitas vezes, os sacos de plástico não são perfurados e causam um acúmulo de umidade que pode afetar negativamente as batatas.
As batatas devem ser firmes, bem formadas e relativamente suaves, e devem ser livres de cárie que frequentemente se manifestam como podridão úmida ou seca. Além disso, elas não devem ter germinação ou ter uma coloração verde, porque isso indica que elas podem conter a solanina - um alcalóide tóxico que não só dá um sabor indesejável, mas também pode causar uma série de diferentes condições de saúde, tais como dores de cabeça e diarréia.
Às vezes, as lojas oferecem já batatas limpas. Estas devem ser evitadas desde que a sua camada protetora é removida com a lavagem. As batatas são mais vulneráveis a bactérias.
A maneira ideal para armazenar batatas é num lugar escuro e seco entre 7-10 ° C. As temperaturas mais elevadas, mesmo a temperatura ambiente, farão com que as batatas brotem e desidratem prematuramente. As Batatas não devem ser expostas à luz solar, pois isso pode provocar o desenvolvimento da solanina alcalóide tóxico.
As batatas não devem ser guardadas na geladeira. Com o seu teor de amido irá se transformar em açúcar dando-lhes um sabor indesejável. Além disso, não armazene as batatas perto de cebola, com os gases que elas emitem fará com que se degradem uma à outra.
As Batatas maduras armazenadas adequadamente podem-se manter até dois meses.
As batatas não podem ser congeladas.
Ficam as dicas!!!
Se quiserem saber sobre qualquer outra coisa, entrem em contato comigo!!!
Podem me mandar emails com dúvidas, perguntas, sugestões de receitas...
Estou à disposição de vocês. Isso é muito importante pra mim... Esse contato, esse carinho...
Um beijo no coração de todos!!!!